Celebra-se hoje o dia mundial da liberdade de expressão

O MISA-Moçambique realiza, hoje, em todas as capitais provinciais, debates sobre a liberdade de imprensa em Moçambique. As cerimónias centrais, cuja cerimónia de abertura será feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, terão lugar na cidade de Maputo e contarão com a presença do juiz jubilado sul-africano.

Sob moderação de Teodato Hunguana, Albie Sachs irá fazer uma apresentação sobre Mentes críticas para momentos críticos: O papel dos media para o desenvolvimento de uma sociedade pacífica, justa e inclusiva”.

Além de Sachs, outras figuras de reconhecido mérito irão fazer as suas apresentações no evento. Trata-se de José Castiano, Professor Associado de Filosofia e da Pos-Modernidade na Universidade Pedagógica de Moçambique; João Pereira, Professor universitário e Director da Fundação MASC; e Rogério Sitoe, Jornalista e Administrador da Sociedade do Noticias.

Ainda hoje será apresentado o relatório sobre “O Estado da Liberdade de Imprensa em Moçambique 2010-2015”, produzido pelo  MISA Moçambique.

O evento é realizado em parceria com a IBIS/Embaixada da Suécia (programa AGIR) e a UNESCO, um evento que vai acontecer em todas províncias.

Todos os anos, o mundo junta-se, a 03 de Maio, para comemorar o dia da Liberdade de Imprensa e de Expressão. Estas comemorações resultam em reconhecimento da declaração da Conferência sobre a Liberdade de Imprensa realizada em 1991, em Windhoek, capital da Namíbia, que estabelece a necessidade de um ambiente de independência e pluralismo na comunicação social.

Pela sua importância, a declaração de Windhoek foi adoptada, no mesmo ano, pela Conferência Geral da UNESCO.

Foto: Google

Posted by on Maio 3, 2017. Filed under Destaques, Sociedade. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FOOTER - RIGHT