A culinária moçambicana surge por duas vezes na lista do canal norte-americano, a primeira em 2011, a segunda no ano corrente.  A informação foi vinculada nesta quinta-feira, dia 02 de Novembro pela revista electronica Expresso de Portugal. Segundo a fonte, a galinha com piri-piri surge na 12ª posição em uma lista da CNN das 50 melhores comidas do mundo.

A CNN Travel refere que se trata de uma iguaria moçambicana-portuguesa, popularizada em diversos pontos do mundo como a “Galinha à Zambeziana” pela cadeia Nando’s.

A cadeia de take away, que tem como símbolo o galo de Barcelos, foi criada em 1987 na África do Sul pelo emigrante português Fernando Duarte e entretanto expandiu-se para de 30 países, contando com um total de cerca de um milhar de estabelecimentos.

No primeiro lugar da lista de CNN surge o prato tailandês “Massaman curry”.  Refira-se que a Galinha à Zambeziana é a marca turística da Província da Zambézia, e faz parte de uma lista de ícons de cada província divulgados pelo Ministério da Cultura e Turismo em Moçambique.