As 6ªs eleições gerais deixaram um gosto amargo na boca dos membros e simpatizantes da Renamo, pois esta foi considerada a pior derrota da história do partido da perdiz, tendo em conta os resultados até aqui divulgados.
Nisto, o mais estranho é o silêncio da liderança do próprio partido, sobretudo do presidente, Ossufo Momade. E esta atitude começa a irritar alguns membros.
Recentemente, em uma entrevista dada a uma estação de televisão nacional, o cabeça de lista da Renamo, à Governador da Zambézia, teceu duras críticas ao presidente do partido. “Política é feita na rua, o presidente tem que sair do quarto e mostrar o seu posicionamento” – reclamou Manuel de Araújo, para quem, “se está contente ou não com os resultados, tem que dizer. Isto é inaceitável” – acrescentou Araújo.
O também edil da cidade de Quelimane lembrou ainda que a perdiz perdeu uma oportunidade soberba de renovação aquando da realização do VII Congresso, em Alto Molócuè. “Propusemos que Ossufo continuasse como presidente, mas que escolhesse alguém mais jovem para comunicar com a juventude” – disse a fonte, acrescentando que estava tudo a postos, mas sem explicação nenhuma, não aconteceu nada do que estava combinado.
Aliás, segundo Manuel de Araújo, quando acabou o congresso, o partido já tinha noção que estas eleições não seriam como o esperado, embora a fraude, de acordo com Araújo, tenha contribuído para o cenário que se assistiu. De referir que a Comissão Nacional de Eleições pode divulgar os resultados nesta quarta-feira (23).