Internacional

EUA: Autora do tiroteio na sede do YouTube era ativista e blogger

Já foi identificada a autora do ataque desta terça-feira na sede da empresa YouTube.  Nasim Aghdam, 39 anos, ativista, vegan e blogger. Fazia vídeos para uma conta que tinha na plataforma YouTube, num dos últimos acusava a empresa norte-americana de discriminação. "Atacaram a minha conta pessoal, recentemente." disse a atiradora.

Vivia em San Diego, cidade a sete horas de carro de Sillicon Valley, local onde disparou contra 3 pessoas, momentos antes de se suicidar. Os vizinhos falam de Nasim como alguém discreto. Os três feridos do tiroteio são duas mulheres e um homem, o qual está em estado grave.  Mal surgiu o alerta, todo o edifício foi evacuado. A diretora do YouTube deixou no Twitter palavras de apoio a quem viveu o ataque de perto. "Não há palavras para descrever o que aconteceu (...) vamos ultrapassar isto como uma família", disse. Um ataque à mão armada, uma semana depois dos EUA ser palco de uma das maiores marchas de sempre contra o uso de armas de fogo.

AI

Eleições em Itália falham maioria para governar

As eleições em Itália deram a vitória ao movimento cinco estrelas do partido fundado pelo comediante Beppe Grilo. O Movimento 5 Estrelas (M5E), de Luigi Di Maio, venceu sem maioria. Para além disso juntos o centro-direita e a extrema-direita conseguem um resultado acima do 5 Estrelas.

Face a estes dados como conta a jornalista Raquel Morão Lopes a governabilidade de Itália volta a estar em risco. Está tudo em aberto a uma solução política pode demorar. O PD de Matteo Renzi já admitiu a derrota e não vai para o governo. Talvez não chegue aos 20 poer cento. Nas últimas eleições europeias tinha ultrapassado os 40 por cento.

In RTP

Visita do Papa Francisco à América Latina gera polémica

O Papa Francisco começa esta segunda-feira uma visita ao Chile e ao Peru, dois países profundamente católicos, mas com vários escândalos de abuso sexual que envolvem membros da igreja.

Uma sondagem divulgada este mês pelo instituto Latino barometro revela que a percentagem de chilenos que se consideram católicos caiu nos últimos 20 anos, dos 74 para os 45 por cento. Patricia Mostrag vive em Santiago e considera que o mais importante é a mensagem que o Papa vai deixar ao país, apesar dos media darem mais importância às polémicas da Igreja.

A visita do Papa à América Latina está a gerar polémica

Em Santiago do Chile, na última sexta-feira, quatro igrejas foram vandalizadas. No Peru, um incêndio atingiu, na madrugada deste sábado, a estátua do Cristo do Pacífico. Apesar de a imprensa revelar que na base da estátua havia pedaços de tecido com cheiro a combustível, a Polícia Nacional garantiu que um curto-circuito esteve na origem do fogo. 

Fonte: AI

Papa lança reforma educacional e pede “revolução cultural”

Depois da reforma financeira, da Cúria e da nulidade dos matrimônios, o papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (29) mudanças nas universidades católicas e nos centros de ensino eclesiásticos. O Pontífice alterou as regras para as instituições de ensino superior, com base na Constituição Apostólica "Veritatis Gaudim", publicada nesta segunda-feira com as novas diretrizes educacionais católicas, as quais pedem uma "mudança de paradigma", em vista de um "novo modelo de desenvolvimento".   

Agora, as universidades precisão passar por um processo de avaliação antes de oferecer seus cursos, além de comprovar liquidez para se manter financeiramente. Também deverão disponibilizar formação à distância, com cursos on-line.  

In AI

Cientistas registaram pela 1ª vez imagens de 'porco mais feio do mundo' na natureza

Pesquisadores capturaram imagens de uma espécie de porco tida como bastante rara e uma das "mais feias do mundo" na região em que o animal vive, no Sudeste Asiático. As imagens foram registadas em Java, na Indonésia, onde esses animais estão ameaçados pela caça e pelo desmatamento. Cientistas que pesquisam o habitat dessas espécies acreditavam que elas já poderiam ter sido levadas à extinção.

As imagens foram capturadas por câmeras acionadas por sensores de movimento presas em árvores. Essa espécie de porco selvagem é conhecida pelo nome inglês warty pigs, ou "porcos verruguentos" em tradução livre.

Eles sobrevivem nas florestas cada vez mais fragmentadas na ilha de Java. Após a descoberta, os pesquisadores buscarão formas de tentar proteger o habitat desses animais. Johanna Rode-Margono, do zoológico de Chester, na Inglaterra, é a líder da pesquisa. Segundo ela, toda a equipe foi surpreendida com a descoberta. Um estudo feito em 2004 nas florestas da região indicara uma redução aguda na população dessa espécie de porco selvagem. "Estávamos realmente preocupados achando que eles poderiam ter desaparecido", disse, Rode-Margono. "Para mim eles não são feios, são lindos", diz a pesquisadora.

In BBC