O vocalista da banda Sagueiros do Índico, ou simplesmente Sáldicos, Aly Aboobacar, faz parte do elenco do governo provincial da Zambézia, após a sua nomeação para ocupar o cargo de director provincial da Cultura e Turismo nesta parcela do país.

Autor do conhecido tema “munakiyone”, Aly Aboobacar desde de sempre fez a sua carreira na arena musical desde a criação da banda Sáldicos em companhia com João Paulo(vocalista principal), Arsénio, Nelton Miranda, Django entre outros que faziam parte da banda. Mas para além da música, o actual director provincial da Cultura e Turismo na Zambézia, até a data da sua nomeação fazia parte dos quadros da Universidade Pedagógica, delegação de Quelimane, onde já foi docente.

Refira-se que este é o segundo músico que entra no governo provincial, nomeado para ocupar o cargo de director provincial e coincidentemente no mesmo sector.

Vários artistas de Quelimane, solidarizaram-se neste domingo com o decano e veterano na área de teatro e jornalista do Diário da Zambézia, António Munaita, vulgarmente conhecido por Tony Guitarra nos meandros artísticos que se encontra doente.

Uma equipa onde também estava o recém nomeado director provincial da Cultura e Turismo, Aly Aboobacar, estavam também vários fazedores de teatro nesta parcela do país, que segundo o seu porta-voz, Santos Mulupata, ou simplesmente San Nelo, este gesto enquadra-se nas comemorações do dia mundial do teatro que se assinala a 27 deste mês. De acordo com Sanelo, o gesto ao artista Tony Guitarra visa mostrar que embora vários desencontros, aquele artista e jornalista continua sendo uma referência, por isso que “os artistas organizaram-se e lá foram visitar o seu colega”-sublinhou San Nelo.

Na ocasião, o grupo deixou um kit básico para o doente, referindo que o gesto pode ser pequeno, mas reveste-se de grande importância para a classe dos artistas. Refira-se que Tony Guitarra era tido como um homem de mil e uma vozes e também de mil e uma profissões, mas sempre se notabilizou no teatro e jornalismo.