Politica

Araújo gazeta sessão evitando ouvir “sujeiras” de contas

O Presidente da Autarquia de Quelimane, Manuel de Araújo, gazetou a Sessão da Assembleia Municipal de Quelimane que decorre desde ontem, com objectivo de aprovar o relatório de actividades e a Conta Gerência de 2017. A sessão começou esta segunda-feira e como não havia terminado, por escassez de tempo, os membros da AMQ em consenso, decidiram continuar a reunião no dia seguinte, portanto, esta terça-feira, dia em que estava reservado a aprovação da Conta Gerência 2017, uma espécie de relatório de conta do Conselho Municipal de Quelimane.

Em actualização

Carvalho Muária nomeado embaixador da Argélia

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea c) do artigo 162 da Constituição da República, nomeou através de Despacho Presidencial Carvalho Muária para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Argelina Democrática e Popular.

Em despacho Presidencial separado, o Chefe do Estado moçambicano exonerou Hipólito Pereira Zózimo Patrício do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Argelina Democrática e Popular. Refira-se que Muária foi governador da Zambézia e Ministros das Obras Públicas, do Turismo e actualmente era deputado da Assembleia da República.

Renamo na Assembleia Provincial chumba relatório de Razak

A Assembleia Provincial da Zambézia(APZ) reunido na sua 7a Sessão Ordinária, chumbou o relatório de actividades do governo provincial da Zambézia, sob gestão de Abdul Razak. Usando o voto da maioria, a bancada parlamentar da Renamo disse não ao relatório do governo com 44 votos contra 36 da bancada da Frelimo.

Ver detalhes na edição impressa

Eleições gerais e das Assembleias Provinciais(2019)já tem datas

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nos termos da alínea d) do artigo 159 da Constituição da República, conjugada com o número 1 do artigo 6 da Lei 12/2014, de 23 de Abril e com o número 1 do artigo 6 da Lei 11/2014, de 23 de Abril, sob proposta da Comissão Nacional de Eleições e ouvido o Conselho do Estado, nos termos da alínea d) do artigo 166 da Constituição da República, determinou através de um Decreto Presidencial a realização das Eleições Gerais (Presidenciais e Legislativas) e das Assembleias Provinciais, simultaneamente, em todo o território Nacional da República de Moçambique e num único dia, 15 de Outubro de 2019.

Um comunicado de imprensa recebido na nossa redação refere que no mesmo dispositivo legal, o Chefe do Estado moçambicano determina que as eleições Gerais (Presidenciais e Legislativas), no estrangeiro tem lugar no dia 15 de Outubro de 2019.

Governo da Zambézia em “prova-oral” na Assembleia Provincial

Os membros da Assembleia Provincial da Zambézia(APZ), discutem entre esta segunda e terça-feira, várias matérias ligadas a vida da província com mais de 5 milhões de habitantes. Em sessão ordinária daquele órgão, o governo da Zambézia faz-se representar na sua máxima força com o governador provincial, Abdul Razak, com todo seu executivo.

Na manga, os membro da APZ vao questionar o governo sobre o cumprimento do Plano Económico e Social-2017 e também a execução do PES-2018. Conforme avançámos na edição electrónica e impressa desta segunda-feira(9), o governo tem este dever de mostrar o que fez no plano que submetera para aprovação naquele órgão e não só, quais os passos a serem seguidos neste ano.

Em actualização