No âmbito dos trabalhos de mapeamento dos guias turísticos que exercem as suas actividades no distrito de Marromeu, província central de Sofala, uma equipa do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Marromeu escalou, há dias, a Coutada 11, onde reuniu com o grupo alvo, bem como os guardas florestais.
O encontro com 62 participantes, foi dirigido pelo delegado distrital do INSS em Marromeu, Rachide Abdula Ossumane, com o objectivo de sensibilizar aqueles grupos alvo sobre a importância de estarem inscritos e descontar para o sistema de segurança social, com a finalidade de garantir a sua subsistência nas situações de falta ou diminuição da capacidade para o trabalho, bem como dos familiares sobreviventes, em caso de morte dos referidos trabalhadores, para além de conferir condições suplementares de sobrevivência, de acordo com o previsto na Lei 4/2007 de 7 de Fevereiro, lei da protecção social.
O sector turístico em Marromeu, segundo o delegado distrital do INSS, está a merecer uma especial atenção, daí a necessidade da promoção de palestras para aquele grupo de trabalhadores.
Na ocasião, os guias turísticos locais enalteceram a iniciativa do INSS, uma vez que ficaram informados sobre a importância e a vantagem de estarem inscritos na segurança social para, futuramente, beneficiarem-se das prestações concedidas pelo sistema.
O sistema de segurança social obrigatório no distrito de Marromeu, gerido pelo INSS, conta com 31.372 beneficiários (trabalhadores) inscritos, 388 contribuintes (entidades empregadoras) e 270 trabalhadores por conta própria, vulgos TCP.