Em pelo menos 8 escolas da cidade de Quelimane, as aulas estão condicionadas, porque o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, nesta parcela da província, levou um total de 52 salas para a formação de Membros das Assembleias de Voto, para as eleições gerais de 9 de Outubro.
Dos estabelecimentos de ensino ocupados, o destaque vai para a Escola Secundária Geral Filipe Jacinto Nyusi, onde levaram 4 salas de aulas, o mesmo número na ESG de Eduardo Mondlane, 10 no Aeroporto Expansão e 8 no instituto Industrial e Comercial 1º de Maio.
Já na EPC 03 de Fevereiro, o STAE ocupou 6 salas, 8 na EPC 17 de setembro, enquanto na EPC de Quelimane foram dispensadas 10 e na EPC-Torrone, 2 salas, numa altura em que se anunciou a disponibilidade de fundos para aluguer de espaços.
Nesta senda, os alunos tiveram que se acomodar como dá, onde em alguns casos juntaram turmas, que ficaram tão cheias ao ponto de alguns sentarem no chão, e em outros, tiveram que improvisar salas, e até a biblioteca se transformou numa sala de aula, tal como constatou o Diário da Zambézia, esta segunda-feira (30).
A nossa Reportagem tentou sem sucesso ouvir as direções das escolas, porque não encontramos os respectivos directores.