Está marcada para hoje a proclamação dos resultados eleitorais de 09 de Outubro último, que tem sido bastante aguardada. Até porque os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que deram a vitória à Frelimo e ao seu candidato, Daniel Chapo, mergulharam o país numa onda de manifestações de repúdio.
Ora, numa das suas “lives”, Venâncio Mondlane, terá deixado nas mãos do Conselho Constitucional, se o país terá paz ou acciona o Turbo V8, dependendo do que será anunciado (se haverá verdade eleitoral ou não).
Pois bem, mesmo Quelimane sendo uma das poucas cidades que não aderiu às manifestações violentas, os comerciantes preferem não arriscar e estão a proteger os seus estabelecimentos de ensino como podem.
Nesta segunda-feira (23), por exemplo, vários estabelecimentos não abriram, como supermercados, Bancos, entre outros, e alguns destes colocaram contraplacado, grades, chapas e qualquer outro material que sirva para proteger suas vitrines.
O momento é de incertezas, principalmente depois dos pronunciamentos do Edil de Quelimane, Manuel de Araújo, que deixou nas mãos dos munícipes o que acontece de hoje em diante. Refira-se que a proclamação está marcada para às 15 horas, no Centro de Conferência Joaquim Chissano.