A bacia do rio Licungo, na província da Zambézia, ultrapassou o nível de alerta máximo ao atingir, nesta quinta-feira (20), 6.50 metros (0.50m acima do nível de alerta), em decorrência das chuvas intensas que têm sido registadas nas últimas horas, conforme o aviso da Divisão de Gestão da Bacia do Licungo, da Administração Regional das Águas Norte (ARA-Norte), que tivemos acesso.
Entretanto, a situação poderá provocar cheias e ou inundações nos distritos de Namacurra e Maganja da Costa, na província da Zambézia.
De acordo com o documento, houve uma precipitação acima da média em Tacuane, distrito de Lugela, e também em Gurúè, o que resultou no aumento significativo do nível hidrométrico nessas áreas, e este cenário é considerado crítico e com potencial de alastramento rápido para outras regiões daquela bacia, como é caso de Furquia, Mbaua, Muebele e Malei, em Namacurra e Nante, Vila Valdez, Yassopa e Munda, na Maganja da Costa.
Contudo, as autoridades apelam às comunidades que estão nas zonas de risco de inundações que se retirem desses locais, para evitar o pior.