Moçambique está em risco de ser atingido por mais dois ciclones nos próximos dois dias, embora as últimas ameaças não tenham afectado o país.
Em comunicados separados, emitidos esta quarta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), disse que a primeira tempestade, baptizada pelo nome de “GARANCE”, tem potencial para evoluir para o estágio de ciclone tropical, esta quinta-feira (27), a medida que se afasta de Madagáscar.
O outro comunicado refere que um sistema de baixa pressão, sobre o Canal de Moçambique, evoluiu para tempestade moderada. De acordo com o INAM, as projecções indicam que este sistema meteorológico tem potencial para evoluir para o estado de ciclone tropical, isso na próxima sexta-feira (28), à medida que se afasta de Madagáscar.
Por conta disso, ainda de acordo com o documento que fazemos menção, prevê-se a ocorrência de ventos fortes, até 90 km/h e rajadas de até 110 km/h, que poderão agitar o mar criando ondas de até 10 metros de altura, a sul do paralelo de 20 graus sul, e chuvas em regime fraco e moderado, localmente fortes, acompanhadas de trovadas, no canal de Moçambique.
Contudo, as autoridades meteorológicas dizem que continuam a monitorar os sistemas, apelando a população para manter-se informada.
De lembrar que Moçambique tem sido ciclicamente afectado por fenómenos naturais, com destaque para ciclones tropicais.