As eleições de 9 de Outubro próximo, talvez vão ser decididas por vários meios, com destaque para PINs, PUKs e até vassouradas. Isto até parece piada, sabem.
É que no decurso desta campanha eleitoral em curso até dia 6 de Outubro, há muitas novidades.
Cada grupo que apoia um certo candidato, tem um “truque” para convencer aqueles que andam indecisos, porque sabe-se que essa coisa de votar parece estar a ficar sem grandes interesses, sobretudo quando no fim, há quem toma protagonismo trazendo aquilo que não foi apurado nas mesas.
Há uns que falam de PIN, outros PUK e os mais ousados, não perdem tempo, ostentam vassouras.
Explicações são diversas, cada um tem como argumentar essa ostentação, claro que não cabe a mim.
Mas é muito interessante a forma como isto é feita. Cada grupo aparece com gestos, outros pegam e invertem ou rebatem, enfim, tem sido assim.
O bom nisso é que, até agora, pelo menos aqui na Zambézia, temos tido uma campanha pacifica, apesar de alguns jovens dos PINs e PUKs, sobretudo estes, tentarem sempre se rivalizar. Nota-se que os das vassouras parece não serem os que mais interessam (digo isso agora na campanha), notando-se um centralismo entre os que usam códigos.
Até aqui, nada mal. Vamos aprendendo a usar estes instrumentos, mas quem vive mais lá depois da zona urbana, certamente que vê a vassoura como um grande instrumento para higiene. Enquanto a malta aqui nas cidades, nos batemos com PIN e PUK.
Interessa-me de facto ir acompanhando isso, devagar, devagar, devagarinho, sem estar muito próximo, mas não distraído.
Os dias caminham para o fim. Intensificam-se as mensagens, o povo vai engolindo tudo menos nada e, a cena das multidões parece ser uma grande táctica para mostrar quão és querido pelo povo.
Uns aqui, uns ali, assim vai a caça ao voto um pouco pelo país, rumo as eleições de 9 de Outubro. Com PIN, PUK ou Vassouras, a vida continua, numa wela.
Enfim, é preciso Tempo e Paciência. Não Falei Nada.