A viagem vai começar, aliás, quando é assim, os viajantes devem começar a arrumar as malas. Estou a falar de malas, verdade, malas mesmo, essas que nós colocamos roupa para viajar para qualquer lado.
Mas quem vai viajar? Se calhar esta é a pergunta do estimado amigo e leitor que estiver a ler esta epístola, logo no título.
Hooo, há muitos que devem viajar, mas antes, tem obrigação de arrumar as malas, colocar todos seus pertences e saírem sem problemas.
É assim, como todos sabem, o mandato está no fim e no dia 13 deste mês, tomam posse novos deputados da Assembleia da República e depois, isto no dia 15, toma posse o novo presidente proclamado pelo Conselho Constitucional.
Ora, sendo assim, qualquer dirigente que se encontra em funções, deve arrumar as malas, porque daqui para aqui, pode receber chamada dando conta da sua saída do cargo.
Sim, isso mesmo. Então como dizia Jesus Cristo, “andemos preparados, porque não sabemos quando o ladrão chega”, estou a citar uma parte da Bíblia que não sei qual é o capítulo e nem versículo.
É o que está a acontecer com os nossos governantes. Estão já a arrumar as malas e isso me lembra o conceituado locutor da Rádio Moçambique, António Jamal, quando está quase a largar, ele diz, “chegou a hora de arrumar as minhas mbambas…”
Claramente, cada um arruma as suas mbambas, conforme a carga que teve de organizar durante os 5 anos. Uns têm pouca carga porque foram espertos, ao longo do decurso do mandato, foram arrumando em plásticos, aqueles azuis com pontos do tipo xadrez, outros arrumaram em sacos plásticos pretos para que não possamos ver os farrapos que levam, mas prontos, estão a arrumar mesmo.
Já não há muito tempo, os ponteiros do relógio correm como se fosse corrida da Fórmula 1. Estamos na chamada corrida contra o tempo e, quando é assim, o tempo é precioso.
Vamos arrumar e sair sem deixar problemas, mas evitem levar o que não vos pertence, porque os males não apodrecem. Tempo e Paciência. Não Falei Nada.